domingo, 16 de novembro de 2014

Gentileza gera gentileza


Dia desses, assisti à uma palestra, na qual a palestrante (uma jornalista que admiro muito, inclusive) falava sobre a gentileza. Tudo que ela disse acerca deste assunto não foi nada diferente do que ouvi durante a minha vida. Mas me fez constatar o seguinte: embora a gente sempre ouça algumas pessoas falando da importância de ser gentil, a gente acaba se esquecendo de ser, realmente, gentil. Uma coisa é acreditar na gentileza e guardá-la como verdade; outra coisa é, de fato, praticá-la. 

Ceder o assento do ônibus para um idoso/gestante, falar as palavrinhas mágicas (por favor, obrigado, com licença, bom dia, desculpa), abraçar quem a gente ama, exaltar as qualidades de alguém, dar passagem (na rua, no trânsito, no elevador, no corredor apertado...), ajudar um idoso a atravessar a rua, guiar um cego, empurrar a cadeira de rodas de alguém, fazer um favor, ajudar um amigo atarefado, perguntar se "está tudo bem", sorrir para uma criança, conversar com um mendigo... Enfim, são inúmeras as atitudes gentis que podemos tomar! Às vezes, elas parecem ser até clichês, mas é o tipo de clichê que vale à pena seguir. 

Ao praticarmos a gentileza, o que ganhamos em troca? Muitas pessoas podem pensar: "nada". Mas eu respondo que, na verdade, nós ganhamos tudo! Um tudo que não significa dinheiro, status, o carro do ano, uma casa luxuosa... Mas é um tudo que significa a felicidade. Porque quando a gente faz o bem, o universo conspira para que o bem também faça parte da nossa vida, sabe? Afinal, a vida é uma via de mão dupla: você dar gentileza e recebe gentileza. 

Por isso, façamos o exercício diário de sermos mais gentis com as pessoas. Eu sei que é difícil, porque muitas vezes o dia a dia é tão estressante, que até sorrir se torna impossível. Mas lembre-se que gentileza feita de coração é uma demonstração de amor ao próximo. E, no final de tudo, a única coisa que vai valer é o quanto de amor você espalhou pelo mundo. 

Pense nisso! <3

Para complementar tudo que eu disse, trouxe três vídeos que expressam perfeitamente a gentileza. Provavelmente vocês já tenham os visto, porque eles são muito conhecidos; mas não custa nada assistir novamente, né?! 

Espero que vocês tenham gostado! Comente aqui nos comentários quais outros gestos de gentileza podemos colocar em pratica na nossa vida. Beijos e até mais! 


2 comentários:

  1. A um tempo venho lendo o Blog e me maravilhando com os textos simples mas sempre muito bons, está de parabéns, o texto somado aos vídeos foi realmente emocionante! Continue a Primavera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom receber esse tipo de comentário! *-* Eu fico absurdamente feliz! Obrigada por acompanhar o blog e, principalmente, por gostar. Vamos sempre continuar a Primavera! Beijos <3

      Excluir

Olá! Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica! Obrigada por visitar o Prefira Primavera. Volte mais vezes! <3