sábado, 3 de janeiro de 2015

Dica musical: Vanguart

Já faz um tempinho que não faço nenhum post falando sobre música, né? Por isso hoje decidi escrever sobre uma banda que eu gosto muito: Vanguart. 

Tudo começou quando o vocalista Helio Flanders criou uma banda imaginária, aos 14 anos no seu quarto em Cuiabá (MT). Até então eram só ele, seus instrumentos, um computador e a vontade de transformar os sentimentos em canções (canções estas que, em sua maioria, eram escritas em inglês). A banda de um homem só recebeu o nome de Vanguart devido a um programa de TV sobre Andy Warhol ao qual Helio assistiu. Com o tempo e após passar um período na Bolívia, Flanders decidiu que chegara a hora de tirar a banda apenas de sua imaginação e colocá-la em prática. Uniu-se a alguns músicos e, juntos, foram compondo novas canções (agora também em português), organizando suas músicas na internet e ganhando espaço nos principais festivais independentes do país no final de 2006. 

De lá para cá, eles lançaram quatro álbuns e foram sendo cada vez mais reconhecidos no cenário musical brasileiro. Emplacando uma onda folk e influenciados pelo indie brasileiro, a canção sul-americana e a história do rock, Vanguart faz nascer um estilo que foge do comum, e conquista o coração de quem os ouve.
(David Dafré - Douglas Godoy - Reginaldo Lincoln - Fernanda Kostchak - Helio Flanders - Luiz Lazzaroto).

 Álbuns: 
Vanguart (2007);
Multishow Registro Vanguart (2009);
Boa Parte de Mim Vai Embora (2011);
Muito Mais Que O Amor (2013).

 Meus álbuns favoritos: 
Os dois últimos álbuns são os meus favoritos. Gosto do Boa Parte de Mim Vai Embora, devido ao contexto no qual os cantores estavam inseridos no momento em que escreveram as músicas; era 2010 e, enfurnados em seu apartamento (agora em São Paulo), Flanders e Lincoln (baixista) viviam situações semelhantes: separações e voltas com a suas namoradas. Obviamente, isso foi refletido nas canções, mostrando um Vanguart agora mais maduro - no amor e na música. Neste álbum, a banda ganhou uma nova integrante, a violinista e arranjadora Fernanda Kostchak, a qual trouxe ainda mais cor e imagens ao som da banda. 

Quanto ao álbum Muito Mais Que O Amor, posso dizer que sou encantada por ele, pois nele ouço o amor na sua mais bela forma; o amor do recomeço; o amor do querer estar junto; o amor muito mais do que ele é. Como o próprio Helio Flanders questiona: "O amor pode ir e voltar quantas vezes? Até onde podemos ir entre o orgulho do rompimento e a redenção da volta?". 

Alguns trechos das músicas:
"A vida é tão mais vida de manhã" (Música ''Meu Sol");
"Você é a vida da minha vida" (Música ''Demorou Pra Ser");
"Vou viver o que o tempo quiser comigo
Vou cantar enquanto tiver amigos"
(Música "Eu Sei Onde Você Está");
"Eu levo a vida pronto
Pro que vier
Se o que vier for você"
(Música "Mesmo de Longe").

Clipes musicais:
"Meu Sol"

"Estive"

"Nessa Cidade"

Bom, é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado do post e que procurem conhecer mais o som tocado pelo Vanguart. Eles são realmente muito bons! <3 Ah, e mais uma coisinha: acho que vocês já perceberam que eu só ouço música nacional, né? Especialmente se for bandas não tão conhecidas. Eu até gostaria de conhecer bandas internacionais, mas nunca encontro uma legal. Então se você conhece alguma banda internacional muito boa, deixa aqui nos comentários, porque vou adorar conhecê-la, ok?!
Beijos, e até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica! Obrigada por visitar o Prefira Primavera. Volte mais vezes! <3